Auditores fiscais do Recife recebem kit de prevenção ao Coronavírus

Os auditores fiscais da Receita Federal que trabalham na Sessão de Vigilância e Controle Aduaneiro do Aeroporto do Recife, receberam do Sindifisco, os kits de prevenção ao Coronavírus. A iniciativa é uma medida preventiva realizada em parceria com o Unafisco Saúde e vai distribuir 200 unidades do kit em todo o país. No Recife, oito auditores fiscais que trabalham diretamente com a abertura de bagagem e contato direto com passageiros, foram contemplados.

A medida é importante porque o Coronavírus tem surtido reflexos não somente na China, mas no mundo inteiro. “É grande o risco de infestação pelo Coronavírus a que estão sujeitos os colegas que trabalham nas entradas e saídas de passageiros. Eles estão potencialmente expostos ao vírus na execução diária do seu trabalho”, frisou Juliana Galvão, vice-presidente da do Sindifisco Nacional no Recife.

Cada kit é composto por uma bisnaga de álcool em gel, três máscaras e seis pares de luvas, além de um folheto com instruções acerca dos principais sintomas e modos de transmissão do Coronavírus.

“Além da contaminação direta por meio das pessoas que desembarcam de voos internacionais, os auditores fiscais precisam ter cuidado com a bagagem de mão dessas pessoas, que também podem estar contaminadas. Diferente da bagagem que vem no porão que, a princípio, por causa do tempo longo de voo, não oferecem risco de contaminação”, explicou Ana Helena Carneiro da Cunha, chefe da Sessão de Vigilância e Controle Aduaneiro.

Para o auditor fiscal que trabalha diretamente fiscalizando as bagagens dos passageiros, Marcos Guia, “a medida foi importante porque a gente cuida do coletivo. Cada um usando os itens de prevenção e lavando sempre as mãos, vai impedir que outros colegas se contaminem também. Por enquanto, estamos tranquilos já que na América do Sul não foi confirmado nenhum caso ainda”.

De acordo com a chefe do setor, o principal cuidado entre os que trabalham na Alfândega do Aeroporto é a lavagem das mãos com o produto adequado. Além de todo cuidado também com a limpeza correta das mesas, bancadas e maçanetas.

Ao todo, o Recife recebe 30 voos internacionais por semana, com origem em países da Europa, Estados Unidos, América do Sul e América Central. Cada voo tem, em média, 200 passageiros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *