Podcast aborda Reforma Administrativa do governo

A PEC 32/2020, proposta de Reforma Administrativa enviada pelo governo federal ao Congresso Nacional, é o tema da 27ª edição do Podcast do Sindifisco Nacional. O presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, comenta o texto da PEC, o ambiente político que a cerca e as estratégias para enfrentá-la na tentativa de resguardar os Auditores-Fiscais da Receita Federal.

“Não se vê nenhum interesse genuíno em melhorar a qualidade do serviço público”, afirma Kleber a respeito da PEC 32. Em sua avaliação, o interesse do governo e de parte dos parlamentares e da imprensa reverbera “a vontade da elite econômica brasileira de reduzir as despesas com o funcionalismo público como forma de abrir espaço orçamentário para se gastar em outras frentes”.

Para o presidente do Sindifisco, o foco excessivo no corte de despesas tem deixado de lado a necessidade de aumentar a arrecadação, o que revela a interligação íntima entre os temas da Reforma Administrativa e da Reforma Tributária. “Com isso, a elite econômica se protege de propostas que poderiam alcançar o topo da pirâmide, como, por exemplo, a tributação dos dividendos, o imposto sobre grandes fortunas e uma tributação efetivamente progressiva”.

O episódio 27 do Podcast do Sindifisco Nacional está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify

Anchor

Deezer

Pocket Cast

Google Podcast

Apple Podcast

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *