Diretoria Jurídica da DEN conversa com filiados da DS Recife

Na quinta-feira (16/03), a DS Recife realizou a reinauguração do Auditório Jacira Xavier, localizado no piso superior do sindicato. No mesmo dia, a Diretoria Executiva promoveu uma conversa dos filiados e filiadas presentes com o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindifisco Nacional, Cléber Magalhães, que esteve acompanhado da gerente do Departamento Jurídico do Sindifisco, Priscilla Medeiros, e de duas assistentes jurídicas – também da entidade – que tiraram as dúvidas dos Auditores-Fiscais ao longo do dia. Também estiveram presentes à mesa, representando a Diretoria da DS Recife, a diretora de Assuntos Jurídicos e Defesa Profissional, Heloisa Moraes, e o diretor-Adjunto de Assuntos Jurídicos e Defesa Profissional, Eros Correia.

“A gente veio trazer para os filiados o que o Departamento Jurídico e a Executiva Nacional estão pretendendo para agilizar e acelerar essas ações em benefício dos filiados. Então, hoje, viemos falar sobre algumas ações que estamos pretendendo fazer acordos, porque estão tramitando há anos e sem resultado efetivo”, explicou a advogada e gerente do departamento, Priscilla Medeiros. Durante a explanação, ela falou de ações como a GIFA (gratificação devida a aposentado e pensionistas) e os 3,17%, etc. Priscilla também trouxe informações sobre a possibilidade de restabelecimento dos anuênios no contracheque, o que deve ser julgado nos próximos dias. “Isso, hoje, voltar para o contracheque, é maior do que qualquer aumento, do que qualquer reajuste, principalmente, para os aposentados, visto que os anuênios foram extintos em 1997”, lembrou Priscilla.

Com relação à paridade do Bônus, Priscilla explicou “que é uma ação coletiva do Sindifisco, que em 1º Instância foi julgada improcedente, tem apelação, mas ainda não foi incluída em pauta. Nós estamos despachando isso com a relatora para pautar essa ação. E existem ações individuais, que foram disponibilizadas para os filiados entrarem via sindicato, por meio de escritório terceirizado, que estão em tramitação. Mas estamos trabalhando muito para ter o resultado mantendo a paridade”, concluiu.

Durante a palestra, os representantes da DEN distribuíram uma pequena cartilha com informações gerais sobre diversas ações para quem esteve presente ao evento. “Hoje, a gente falou sobre as ações judiciais, mas a gente teve retorno de várias outras coisas. Inclusive, as críticas que foram feitas foram construtivas e a gente leva em consideração para sempre tentar melhorar. A gente percebe, sim, que com a troca, todo mundo cresce”, ressaltou o diretor Jurídico do Sindifisco Nacional, Cléber Magalhães.

“Foi muito importante trazer essa conversa, esse atendimento. Um evento como esse acaba esclarecendo para muitos filiados as ações judiciais, além de mostrar como cada um pode ver o andamento das próprias ações no site do Sindifisco, então isso acaba ajudando muito. E, claro, é o tipo de evento que aproxima a DEN do filiado e da própria DS”, disse Heloísa Moraes, diretora de Assuntos Jurídicos e Defesa Profissional da DS Recife.

“Receber esse apoio da Diretoria Jurídica da DEN, a gente já esperava que fosse bom, mas o dia superou nossas expectativas. Desde o atendimento até a palestra que foi colocada pelo diretor Cléber e pela gerente Priscilla. Dúvidas foram tiradas, pontos esclarecidos. Houve uma troca muito importante e nós também podemos contribuir aqui. Realmente superou todas as expectativas”, frisou o presidente da DS Recife, Dauzley Miranda.

Entre os presentes estava a Auditora-Fiscal aposentada, Glória Guedes. “Vim para esclarecer minhas ações e consegui. Quero parabenizar as pessoas que vieram aqui. Elas foram preponderantes com os Auditores”, parabenizou Glória, que também aproveitou a oportunidade para parabenizar a direção pela reforma do Auditório. “Foi a primeira vez que vim pessoalmente na DS depois da pandemia. O espaço está muito bonito, com um revestimento maravilhoso, equipamentos de segurança, tudo de muito bom gosto”.

HOMENAGENS – Além da homenagem à colega Auditora-Fiscal Jacira Xavier (in memorian), a Diretoria Executiva da DS Recife também fez o reconhecimento aos colegas Darci Mendes de Carvalho Filho, atual Superintendente da 4ª Região Fiscal da Receita Federal, e Giovanni Christian Nunes Campos , que vem fazendo um belo trabalho de apoio aos Auditores-Fiscais no que diz respeito à aposentadoria. “O trabalho dos dois virou uma Bíblia, colegas de outros órgãos perguntam quem são eles”, enfatizou Dauzley Miranda sobre a importância da contribuição.

Darci deu início a um grupo para elucidar dúvidas quanto às novas modalidades de aposentadoria, onde esclarecia regras que regem cada uma e como estar apto a se enquadrar na legislação de cada. Ao mesmo tempo, publicou as tabelas para cálculos das médias de aposentadorias, que ajudam o servidor a saber o quanto irão receber ao se aposentar, mensalmente. O trabalho foi tocado também por Giovanni, que vem estudando e tirando as dúvidas dos servidores, não só da Receita Federal, como de diversas áreas do Funcionalismo em todo o país.

“Nunca vi um sofrimento tão grande pra gente, servidor, que é escolher a modalidade de aposentadoria. E é escolher sem saber de fato o que a gente está escolhendo. E Giovanni e Darci se dão ao trabalho de fazer esses cálculos com a gente. E isso é além do trabalho que eles têm, que não é pouco. Então, de fato, eles merecem nosso reconhecimento e nosso sentimento de gratidão”, ponderou Luísa Simões, vice-presidente da DS Recife. Os dois colegas receberam uma placa-homenagem como uma forma simbólica de gratidão pelos serviços prestados.

 

Acesse: dsrecife.org.br | @dsrecife_sindifisconacional

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *