Alfândega do Recife prioriza itens médico-hospitalares

Reportagem publicada nesta quarta-feira, 22, no Diário de Pernambuco

 

Alfândega do Recife dá tratamento prioritário a itens médico-hospitalares

Cerca de duas toneladas com diversos tipos de testes diagnósticos de resultado rápido para o coronavírus chegaram na última semana. (Foto: AFP/Arquivo)

Com objetivo de garantir agilidade na liberação de itens médicos-hospitalares, a documentação de qualquer produto com esta característica que entra no Porto de Suape ou no aeroporto do Recife é analisada e a carga fiscalizada em questão de minutos. Os servidores da Alfândega da Receita Federal na capital pernambucana estão atuando de prontidão para atender toda importação de produtos que podem ser usados no atendimento a pacientes da Covid-19.

Mesmo quando há a necessidade de retificação da declaração de importação ou do cumprimento de alguma exigência por parte do importador, os trâmites são feitos de forma imediata, já que os servidores entram em contato com os responsáveis para que as questões sejam sanadas e a carga possa ser liberada.

O tratamento prioritário para cargas com diferentes destinações médico-hospitalares tem acontecido desde o início da pandemia, independente se os itens são relacionados diretamente ao combate da pandemia do Covid-19 ou não.

Segundo a Receita Federal, na última semana, passaram pela fiscalização da Alfândega no Recife cerca de duas toneladas com diversos tipos de testes diagnósticos de resultado rápido para o coronavírus. Outra carga fiscalizada e liberada de forma rápida foi uma vindo da China, com módulos ventiladores, sensores de fluxo respiratório, monitores de sinais vitais e pás de eletrodos, itens essenciais ao trabalhos das equipes médico-sanitárias envolvidas no tratamento de pacientes infectados com a Covid-19.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *