CDS aprova contas do Sindifisco referentes a 2019

Fonte: site do Sindifisco Nacional

O Conselho de Delegados Sindicais aprovou na última sexta-feira (29), durante sua segunda reunião telepresencial, as contas apresentadas pela Direção Nacional, relativas ao exercício 2019, e definiu uma nova data para a realização do Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal. O Conaf 2020 está previsto para o período de 8 a 12 de dezembro, em Brasília, se a evolução do cenário de contingência sanitária permitir. Caso contrário, o evento pode vir a ser cancelado.

Na reunião, o CDS também aprovou uma Moção de Insatisfação e Inconformidade direcionada ao Conselho Fiscal Nacional, pela não apresentação do parecer de contas no prazo limite estabelecido pelo estatuto do Sindifisco. Na moção, apresentada por 46 DS, os delegados sindicais destacam de forma veemente a discordância com a postura do CFN de não entregar o parecer final para apreciação do CDS. “Não é justificável que o CFN se recuse a concluir o referido parecer, alegando não poder examinar documentos ou se reunir por meio das ferramentas tecnológicas que estão sendo utilizadas por todos os Auditores-Fiscais em seu ofício diário”, argumentam os delegados no documento.

Apesar da ausência do relatório, os delegados sindicais continuaram a discussão iniciada no dia 19 de maio, durante o primeiro CDS telepresencial, sobre as contas dos Sindifisco Nacional. Antes da aprovação, a diretora de Administração e Finanças Maria Aparecida Gerolamo e a contadora Cristiane Araújo esclareceram dúvidas que ainda restavam sobre os dados contábeis apresentados.

Conaf – O segundo ponto da pauta foi o Conaf 2020, que inicialmente seria realizado entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, mas foi adiado para dezembro deste ano. A aprovação do novo calendário teve como condicionante a realização de uma nova reunião do CDS, entre os dias 27 de julho e 7 de agosto, para avaliar o cenário de pandemia e a viabilidade do evento. Ao todo, nove propostas em relação ao Conaf foram discutidas, incluindo regimento do congresso, regulamento das teses e temas para debate.

Para o presidente da Mesa Diretora, Anderson Novaes, a segunda reunião telepresencial do CDS foi bastante produtiva, com a pauta encerrada às 17h. “A reunião teve 82 Delegacias Sindicais inscritas, de um total de 83, e um pico de 120 participantes. Isso demonstra que estamos fazendo um bom uso da ferramenta. Além disso, é importante ressaltar que estamos sempre dispostos a melhorar, e que as críticas construtivas são bem-vindas”, reiterou.

0 respostas

Deixe uma resposta


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *