Sindifisco Nacional repudia comunicado de superintendente

O Sindifisco Nacional – entidade que representa os Auditores-Fiscais da Receita Federal – repudia profundamente o teor do comunicado expedido ontem pelo superintendente adjunto Reinaldo Moscato, número dois na hierarquia do órgão na nona região fiscal (Paraná e Santa Catarina). A mensagem, em tom insultuoso, demonstra um desapreço e um desrespeito pela instituição e por seus pares, Auditores-Fiscais, atitudes inimagináveis para quem ocupa há uma década cargo de tamanha relevância.

O episódio grotesco e constrangedor (inclusive com a esdrúxula tentativa de “regulação” das horas de sono de servidores) expõe de maneira clara um dos principais problemas não apenas da Receita Federal mas de boa parte da administração pública brasileira: o descompasso com a realidade e o desprezo pela urbanidade daqueles que, pelo tempo excessivo à frente de cargo de chefia, acreditam que suas funções comissionadas são capitanias hereditárias, mantendo vivos resquícios do velho patrimonialismo na gestão pública.

O Sindifisco Nacional defende que cargos comissionados não podem ficar nas mãos das mesmas pessoas por tempo ilimitado e que a boa governança pressupõe a criação de mandatos com regras claras de seleção e períodos definidos, ainda mais em instituições de Estado como a Receita Federal.

O Departamento Jurídico do Sindifisco estuda as medidas cabíveis e pedagogicamente necessárias para que situações absurdas e inaceitáveis como essa não se repitam. Ainda, informamos que serão cobradas explicações e providências ao Auditor-Fiscal José Barroso Tostes Neto, secretário da Receita Federal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *