Auditores-Fiscais atuam para agilizar regularização dos CPFs

Diante da pandemia por causa do COVID-19, o Governo Federal liberou o auxílio emergencial – que é um benefício financeiro – destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise. Mas para que os cidadãos possam ter acesso a esse recurso, é necessário fazer um cadastro no site da Caixa Econômica Federal – CEF, para quem não fazia parte do Cadastro Único até o dia 20/03. Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou aplicativo.

Acontece que, muitas pessoas estão precisando fazer a regularização do CPF e isso tem gerado muitas negativas do auxílio emergencial. E, entre os problemas verificados, o mais comum, tem sido o uso de caracteres especiais como: ç, acentos e pontuações na hora de fazer esse cadastro no App ou no site da Caixa. O banco de dados da Receita Federal não é compatível com esses caracteres.

“Estamos trabalhando em mutirão, feriados, fins de semana, à noite, incansavelmente na regularização dos CPFs para que as pessoas tenham acesso ao benefício o mais rápido possível. Cada um de nós chega a atualizar de 50 a até mais de 100 CPFs por dia”, ressaltou o presidente da DS Recife, Dauzley Miranda.

Dauzley explicou que, para quem está com problema no CPF, o ideal é enviar um e-mail para atendimentorfb.04@rfb.gov.br. O cidadão também pode verificar a situação cadastral por meio da página https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/. Nela, cada pessoa fica sabendo se atende aos critérios para recebimento do Auxílio Emergencial.

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